"Um dia pela vida" lançado em Almeirim

[postlink]http://almeirimumdiapelavida.blogspot.com/2007/10/ol-almeirim.html[/postlink]



"Todos os dias aparecem novos casos e uma coisa é certa, o cancro é um problema de toda a gente". Foi desta forma que Rita Telles Branco, a coordenadora regional do movimento "Um dia pela vida" da Liga Portuguesa Contra o Cancro iniciou o colóquio médico do dia 28 de Outubro. A cerimónia de lançamento da iniciativa que vai decorrer em Almeirim até 15 de Março decorreu no domingo no Cine-teatro perante mais de meia lotação da sala de espectáculos da cidade. Subordinado à temática "Vamos falar de Cancro", o colóquio contou com a presença de três médicos na qualidade de palestrantes: Doutor José António Monteiro Ferreira, médico de família a desempenhar a sua actividade profissional no Centro de Saúde de Almeirim, a Doutora Maria João Queiroz, médica de família do Centro de Saúde de Venda Nova e Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Médicas e o doutor José Carlos Marques, Assistente graduado no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa e Radiologista do Programa de rastreio do cancro da mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Depois da apresentação e visionamento de um filme sobre a Liga, a sua origem e actividade na comunidade civil, a primeira intervenção do Colóquio coube ao médico Monteiro Ferreira que falou sobre os efeitos nocivos e prejudiciais do tabagismo bem como a sua relação directa não só com o cancro mas também com toda uma série de doenças que afectam o ser humano. "Estilos de Vida e Cancro" foi o tema da apresentação da doutora Maria João Queiroz. Os cuidados na alimentação, na higiene, a prevenção com as radiações e a exposição ao sol, estiveram entre os vários alertas deixadas durante toda a sua intervenção. O colóquio terminou com o doutor José Carlos Marques a explicar as múltiplas vantagens do rastreio do cancro da mama, a importância da sua realização e os avanços alcançados devido ao investimento da Liga neste grande projecto de rastreio e digitalização de mamografias. No final, as responsáveis locais pela realização do movimento "Um Dia pela Vida" em Almeirim, Maria do Amparo Cid e Filipa Rocha Mendes subiram ao palco do Cine-Teatro para agradecer a presença e apresentar a equipa coordenadora de toda a ini-ciativa que vai terminar só a 15 de Março de 2008, dia em que será realizada a grande festa de encerramento em conjunto com toda a comunidade. Para além das responsáveis locais subiram ao palco os seguintes elementos da equipa coordenadora: Pedro Ribeiro, Mário Claudio, João Castelo, Elsa Franco Coelho.



Jornal "O Almeirinense" 11/2/2007































































































Fotografia:
Filipe Rêgo
Susana Costa
- Jornal "O Almeirinense"

4 comentários:

arco-Irís disse...

O lançamento foi um sucesso. Agora espero que a população de Almeirim adira "Em Força" a esta causa.
Parabens pelo Blog.´Temos a nossa Sede no Jardim da República sempre aberta de manhã e á tarde quando é possível. Desafio todos a passarem por lá..Até breve
Maria do Amparo cid

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Vou ajudar no que posso.
Aquele abraço

maria cristina g. ferreira disse...

Muitos parabéns pelo blog !!!!!!!!!
Será o meio ideal para manter em contacto todos os que já caminharam pela vida e um convite para que muitos mais venham a caminhar pela vida .
A onda que está a varrer o país não pode parar em Almeirim .
Obrigada a todos os que dando as mãos e de uma forma generosa aceitaram o desafio posto pela LPCC lutando por uma causa que é de todos nós.
M. Cristina G. Ferreira

maria cristina g. ferreira disse...

Parabéns pelo blog!
Será decerto um excelente meio para pôr em contacto todos os que em Portugal e não só ...já caminharam pela vida . Sei que será também um convite para que muitos mais venham a caminhar pela Vida .
Obrigada a Almeirim por de uma forma tão generosa ter dado as mãos e ter aceitado o desafio colocado pela LPCC .
Vamos fazer a diferença .
Um abraço para todos
M.Cristina Gonçalves Ferreira.